segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Ilustrador Artesão - Michael Mathias Prechtl


George Orwell

Die Vollendung der Malerei in der jüngeren Altsteinzeit, der Altamira-Maler bei der Arbeit

O alemão Michael Mathias Prechtl ilustrou edições de clássicos da literatura, de autores como Dante, Thomas Morus, Cellini, Goethe. Mas a popularidade chegou pelo trabalho publicado regularmente na revista Der Spiegel.



O ilustrador e cartunista, considerava-se um herdeiro de Dürer e dos "Nürnberger Drei" - os pintores Sebald e Barthel Beham e Georg Penczs, censurados na época da Reforma Luterana por sua opinião divergente, independência e ateísmo. Com essência nada autoritária ou rígida, a arte de Prechtl é a continuação de uma tradição artística que remonta o período medieval em transição para o Renascentismo.
Ao primeiro olhar, percebe-se um quase realismo caricato. Mas Logo vão surgindo símbolos, desproporções, fantasias e viagens no tempo. Então, você vê um universo de elementos em torno de uma situação, tema ou personagens, reinventados pelo artista. Tenho na parede o quadro com um recorte de uma caricatura do comediante Karl Valentin com uma delicada coroa de flores na cabeça, cara enrugada, nariz avermelhado, apontando o dedo para seu cachorro Bobsi, que tem asas de anjo. Então fiz essa seleção para apresentá-lo aqui no Zoo’n Zum.

Beethoven's Erotica - 1968

Das Kätzchen May Belfort

Cartaz - Der aufhaltsame Aufstieg es Arturo Ui -1969

Bertold Brecht - 1983

Amor und Psyche untersuchen Dr. Freud

Der gute Hirt Amadé

Die Hinrichtung der Schönheitstänzerin Mata H.durch die drei Musketiere - 1985

Marxbrothers in Moskau

Reineke bei Aesop

Rembrandt erfindet im Vollrausch die informelle Kunstprechtl

Kreisler und Murr

 
Hans Holbein


Michael Mathias Prechtl por ele mesmo.

Para ver mais:

Nenhum comentário: