segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ruth Rachou - Pioneira da Dança










A bailarina e coreógrafa Ruth Rachou festeja seus 80 anos com espetáculo de dança, exposição de fotografias na Galeria Olido e a biografia "Ruth Rachou" escrita por Bernadette Figueiredo e Izaías Almada. Ruth faz parte da geração pioneira da dança moderna no Brasil.
A estréia acontece no “Ballet do IV Centenário”, de 1954, depois ingressa no “Ballet do Museu de Arte de São Paulo” e participa de filmes musicais produzidos pela Vera Cruz. Na década de 60, mostra seu talento no Ballet da TV Record, onde conquista o prêmio Roquete Pinto, em 1963. Em 1967, nos Estados Unidos, conhece passos, movimentos e expressões de Martha Graham, Merce Cunningham e José Limon. Ao retornar, dança como solista no Ballet Contemporâneo de São Paulo, de Rennée Gumiel, participa do espetáculo “Vestido de Noiva”, de Ademar Guerra e torna-se uma das principais divulgadoras da técnica de Martha Graham no país.
Volta ao Estados Unidos onde apresenta a coreografia “Capoeira” no American Dance Festival e coreografa vários espetáculos de teatro, entre eles, “Zebedeu”, representante do Brasil nos Festivais de Nancy, na França, e Wroclaw, na Polônia. Em 1972 abre sua escola.
A partir de 1973, dirige e coreografa os espetáculos:” Isadora”, “Scapus”, ”Auké” e “Vivências” e “Junções Sucessivas Contrárias”. Dança como solista em “Caminhada” e “Isadora, Ventos e Vagas”, de Célia Gouveia; “Dédalo e o Redemunho”, de Ivaldo Bertazzo; e “Amargamassa”, de Rennée Gumiel. Em 1978, participa do movimento “Arte Aberta”, dançando “Edipus Corpus Cristo”, de Mara Borba. Em 1979, produz a dança “Sonho de Valsa”, de José Possi Neto. Em 1981 protagoniza “Tratar com Murdock”, de José Possi Neto. Em 1983 torna-se assistente de Klauss Vianna na direção do Balé da Cidade.
De 1985 a 1988, produz e dirige a mostra “Inventores da Dança”, espaço pioneiro para a revelação de novos coreógrafos. Interpreta o papel de Isadora Duncan em “Nijinsky”, de Naum Alves de Souza, em 1987. Introduz em sua escola cursos inéditos dirigidos à reflexão da dança, entre eles o multidisciplinar “Corpo Inteiro”, um projeto piloto para o ensino da dança no 2ºGrau.
É responsável pelo ensino da dança moderna na Escola de Bailados da Prefeitura de São Paulo desde 1989. A partir de 1992, em cooperação com o CENA, Centro de Encontro das Artes, realiza o projeto “A Técnica Conta a Dança”, onde a história da dança moderna é ensinada de uma forma prática. Em 1992 cria o Grupo de Dança Ruth Rachou e se dedica aos ensinamentos de Joseph Pilates no Brasil, método que contribuí no aperfeiçoamento técnico dos bailarinos do mundo todo. No ano 2000, retorna aos palcos como bailarina convidada no projeto “Feminino na Dança” e estréia o solo “Dançarinar”, coreografado por Helena Bastos. Em março de 2002, estréia o solo “Depois de Ontem”, de Juliana Rinaldi. Em 2003 dança “A Promessa” de Luis Arrieta no espetáculo Gala 3.

Nenhum comentário: