quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Colorido e a Leveza de Athos Bulcão


Igrejinha Nsa. Sra. de Fátima - Brasília - 1958

 Hall do Edifício do Interlegis - Brasília - 2001

No cinquentenário de Brasília resolvi destacar aqui uma das características mais interessantes da arquitetura na Capital Federal, o colorido das paredes, divisórias e painéis realizados pelo artista carioca Athos Bulcão. Um dos formadores do Construtivismo, escolheu o azulejo como forma de expressão primordial por ser um material barato e de fácil instalação. Bulcão era um artista que não acreditava em inspiração e citava Leonardo da Vinci ao dizer que arte é coisa mental. Trabalhando como assistente de Portinari no Mural de São Francisco de Assis, na Pampulha, aprendeu noções importantes sobre desenho e cor.  Nos anos 50 desenhou capas e ilustrações para revistas, livros, catálogos e discos, além de cenários e figurinos para peças teatrais e óperas. Também direcionou sua criatividade para a pintura, cerâmica, fotografia e colagem. Os azulejos coloridos e elegantes de Athos Bulcão reforçaram a leveza e a luminosidade na arquitetura brasileira.

Instituto Rio Branco - Brasília - 1989

Escola Classe - Asa Sul - 1960

Edifício Niemeyer - Belo Horizonte - 1960

Embaixada do Brasil - Buenos Aires

Brasília Palace Hotel - 1959

Itamaraty - Anexo I
 
Hospital Sarah Kubitscheck - 1975

Salão Verde - Congresso Nacional - 1971

Painel e Treliça no Palácio do Itamaraty - 1967

 Hospital da Lagoa - Rio de Janeiro - 1955

 Teatro Nacional Claudio Santoro - 1966

Porta da Capela do Palácia da Alvorada - 1959

 Pintura no Teto da Capela do Palácio da Alvorada - 1959

Outras Artes de Athos 


 



Para ver mais: www.fundathos.org.br

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