Die Vollendung der Malerei in der jüngeren Altsteinzeit, der Altamira-Maler bei der Arbeit
O alemão Michael Mathias Prechtl ilustrou edições de clássicos da literatura, de autores como Dante, Thomas Morus, Cellini, Goethe. Mas a popularidade chegou pelo trabalho publicado regularmente na revista Der Spiegel.
O ilustrador e cartunista, considerava-se um herdeiro de Dürer e dos "Nürnberger Drei" - os pintores Sebald e Barthel Beham e Georg Penczs, censurados na época da Reforma Luterana por sua opinião divergente, independência e ateísmo. Com essência nada autoritária ou rígida, a arte de Prechtl é a continuação de uma tradição artística que remonta o período medieval em transição para o Renascentismo.
Ao primeiro olhar, percebe-se um quase realismo caricato. Mas Logo vão surgindo símbolos, desproporções, fantasias e viagens no tempo. Então, você vê um universo de elementos em torno de uma situação, tema ou personagens, reinventados pelo artista. Tenho na parede o quadro com um recorte de uma caricatura do comediante Karl Valentin com uma delicada coroa de flores na cabeça, cara enrugada, nariz avermelhado, apontando o dedo para seu cachorro Bobsi, que tem asas de anjo. Então fiz essa seleção para apresentá-lo aqui no Zoo’n Zum.
Beethoven's Erotica - 1968
Das Kätzchen May Belfort
Cartaz - Der aufhaltsame Aufstieg es Arturo Ui -1969
Bertold Brecht - 1983
Amor und Psyche untersuchen Dr. Freud
Der gute Hirt Amadé
Die Hinrichtung der Schönheitstänzerin Mata H.durch die drei Musketiere - 1985
Marxbrothers in Moskau
Reineke bei Aesop
Rembrandt erfindet im Vollrausch die informelle Kunstprechtl
Kreisler und Murr
Hans Holbein
Michael Mathias Prechtl por ele mesmo.
Para ver mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário