Samuel Wainer observa as rotativas na primeira impressão do jornal - 1951
Dias atrás, realizei o sonho de escarafunchar os arquivos do jornal Última Hora. Pesquei a dica no Twitter, em comentário de Vilmar com Pink. Os arquivos do jornal Última Hora podem ser vasculhados por curiosos e pesquisadores. O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou o material na internet. As imagens devem ser utilizadas com finalidades educativas e de pesquisa, e não atendam a interesses comerciais.
A primeira edição do jornal Última Hora surge em 12 de junho de 1951, um momento agitado na política e efervescente na sociedade e cultura brasileiras. No mesmo ano, Getúlio Vargas volta à presidência e enfrenta uma "conspiração do silêncio", segundo o jornalista Samuel Wainer. A imprensa só fala do governo em tom crítico. O Última Hora apóia o governo e marca a história da imprensa brasileira.
Entre as grandes machetes e reportagens sobre o que acontecia no Brasil e no mundo, o suicídio de Getúlio Vargas e o novo rumo da política brasileira, a construção de Brasília, a visita de Fidel Castro, o Golpe de 64 e suas conseqüências, o homem na Lua e as vitórias do seleção brasileira de futebol em 58, 62 e 70.
O acervo contém 36 mil páginas das edições do Última Hora do Rio de Janeiro entre 1951 a 1970, com 166 mil fotografias, 500 mil negativos e mais de duas mil ilustrações. O Arquivo também revela textos de grandes colunistas: Nélson Rodrigues, Rubem Braga, Arthur da Távola, Jô Soares, Nelson Motta, Inácio de Loyola Brandão, Agnaldo Silva, Walter Negrão, Juca Chaves e Jaguar. Citando alguns.
Edição histórica do Última Hora - 24 de Agosto de 1954
O Trio de Ouro - Raul Sampaio, Lourdinha Bitencourt e Herivelto Martins - 1952
Um instantâneo durante um acidente de trem no Rio de Janeiro - 1953
Trote de estudantes de medicina - 1951
Ademir da Guia - autor desconhecido- 1952
Stalin por Octávio - 1953
O inimigo Carlos Lacerda em charge de Egberto - 1962
Eliana Pittman em desenho de Lauria - 1968
Assaltos - carge de Caulus - 1970
Para ver e ler mais:
www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário